Foto: Arquivo pessoal
Após ser atropelado em agosto, Jeff mudou de vida e agora vive longe dos perigos das ruas.
Após ser atropelado na saída de uma boate em agosto, a vida de Jeff nunca mais foi a mesma. Conhecido por ser uma figura onipresente nas ruas e eventos santa-marienses, o cachorro está há 48 dias longe dos perigos noturnos e diurnos do município, e agora, precisa de ajuda para manter os custos na hospedagem onde vive atualmente.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A iniciativa em formato de rifa foi organizada pela advogada Jordana Freire, 33 anos, a "assessora de comunicação" do Jeff, como ela mesmo brinca. São mais de 10 prêmios, com o valor de R$ 5 por número.
Jordana é uma das protetoras independentes envolvidas com a causa desde que o cachorro foi atropelado por um carro nos arredores de uma casa noturna localizada no centro de Santa Maria, no dia 15 de agosto. Desde então, ela acompanha o cão que teve de ficar internado para tratar as patinhas machucadas e também realizar exames de sangue e vacinas. Com a saúde em dia, ele recebeu alta e, logo depois, iniciou a adaptação em uma hospedagem. Até então, a estadia de Jeff estava sendo paga com o que havia restado da campanha criada para bancar as despesas médicas de quando ele se acidentou.
Agora, o valor arrecadado na rifa será usado para custear a permanência de Jeff em duas hospedagens de Santa Maria, uma localizada no Centro e outra no Bairro Camobi. Em ambos os locais, além da estrutura adequada, Jeff convive com outros animais e participa de momentos de enriquecimento ambiental, um conjunto de atividades que visa melhorar a qualidade de vida de animais, estimulando o comportamento natural e habilidades.

Qual será o futuro de Jeff?
Jordana explica que Jeff não deve voltar para as ruas de Santa Maria, onde viveu por nove anos, dormindo nas calçadas, farmácias e lojas. A adoção do animal também não está descartada, porém, essa não é uma alternativa para o momento:
— Ele ainda não foi adotado e esse período é justamente para uma adaptação. Na sexta-feira (27), por exemplo, o pessoal da hospedagem precisou ir no mercado e deixou ele dentro de um ambiente fechado, e ele arrombou e fugiu. Acho que ele se desacostumou a ficar sozinho, né? A gente encontrou ele em menos de uma hora, ele estava em Camobi, seguro. [...] Ele é um cachorro que viveu na rua durante muitos anos e tem esses hábitos, ele é malandro — explica Jordana.
Para atualizar a comunidade sobre o paradeiro de Jefferson, ela criou um perfil no Instagram, onde também compartilha ações envolvendo o cachorro. A decisão de não "devolver" o cão para as ruas divide opiniões nas redes sociais:
— Eu sempre fui fã do Jefferson, ele é um cachorro maravilhoso e tem uma personalidade muito forte e eu entendo todo esse carinho que as pessoas têm por ele. Eu tento conduzir isso como posso, mas nem sempre será a maneira correta. O que eu faço é um trabalho totalmente gratuito e eu me sinto honrada, mas é difícil porque as pessoas caem em cima sem saber nada.
Apesar de ficar a maior parte do tempo na hospedagem, Jeff não perdeu o contato com as ruas santa-marienses. Em um dos passeios, ele pôde matar a saudade de um dos pontos mais frequentados por ele antigamente, o Calçadão Salvador Isaia, e reencontrar aqueles que sentem saudade da presença do bichinho. Além de receber muito carinho, o "encontrinho" com o cachorro também arrecadou ração para cães e gatos de projetos sociais de Santa Maria.
— Como o Jefferson não tem mais a presença física diária no Calçadão, dentro das lojas ou nos bares, eu queria que estivesse presente de forma digital. Eu não quero que o Jefferson perca essa essência dele, não quero que as pessoas esqueçam dele.

Ajude o Jeff
Para comprar um número da rifa, basta fazer um pix no valor de R$ 5 para a chave e-mail: [email protected]. Logo após o pagamento, você recebe o número da sorte. No total, serão sorteados 15 prêmios que incluem uma mensalidade de crossfit, design de sobrancelha, pacote de corte e reconstrução capilar, canecas, vouchers, entre outros. O sorteio será realizado no dia 31 de outubro.
Além da rifa, também é possível comprar canecas para colaborar com o bem-estar de Jeff:
Leia também
- Após terça chuvosa, quarta pode ter tempo firme e temperatura agradável
- Cães de serviço: conheça o trabalho realizado por cachorros em diferentes áreas do cotidiano
- Gaúcha de São Vicente do Sul embarca para representar o Brasil no Miss Grand Internacional 2024